PRAÇA NOSSA SENHORA APARECIDA,303 Sobreloja

AO LADO DA LIVRARIA SANTUÁRIO

ATENDIMENTO:
2ª A 6ªFEIRA DAS 8-11H30
E DAS 13H00 AS 17H30

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

TEMPO DE GLÓRIA

TÍTULO DO FILME: TEMPO DE GLÓRIA (Glory, EUA, 1989)
DIREÇÃO: Edward Zwick
ELENCO: Denzel Washington, Morgan Freeman, Matthew
Broderick, Raymond St. Jackes, Jane Alexander. 110 min., LK-Tel Vídeo/Columbia.

RESUMO

Durante a Guerra de Secessão, líderes civis e militares do Norte decidem criar o primeiro regimento negro dos EUA. Comandados por um oficial branco, os homens do 54o Regimento de Mssachusets, lutam pela liberdade e pela cidadania, arriscando suas vidas em batalhas sangrentas. Tinham também o objetivo de usufruir do trabalho dos escravos vindos do sul.
Ao longo da guerra, os negros vão conquistando o lugar de verdadeiros soldados, até serem reconhecidos como heróis.

CONTEXTO HISTÓRICO

A conquista do Oeste durante expansionismo dos EUA na primeira metade do século XIX, agravou ainda mais as divergências já existentes entre o Sul rural e escravista e o Norte industrial e abolicionista.
A eleição de Abrahan Lincoln em 1860 foi vista como uma ameaça pelos latifundiários sulistas, pois o presidente eleito, apesar de moderado defenderia o fim da escravidão. Nesse contexto, a Carolina do Sul inicia um movimento separatista, seguido por mais seis estados, que em 1861 decidiram formar uma nova União, chamada de Estados Confederados da América. Mais tarde, outros quatro estados uniram-se à Confederação.
Mesmo em desvantagem numérica e militar, os sulistas iniciaram a guerra, tomando o forte Sumter em 12 de abril de 1861. A vitória nortista era somente uma questão de tempo, já que o norte possuía 2/3 dos habitantes do país, contando com um avançado parque industrial, material bélico moderno, rede ferroviária eficiente e uma poderosa esquadra. Em setembro de 1862 foi abolida a escravidão apenas nos estados rebeldes. A abolição efetiva só ocorreu em 31 de janeiro de 1865, dois meses antes do pedido de rendição do general Robert Lee ao general Ulisses Grant. Com um salde de 600 mil mortos e o sul devastado, a guerra, contudo, traria perspectivas concretas para formação de um mercado economicamente forte e unificado.
A segregação racial radicalizou-se com a formação de associações como a racista Ku-Klux-Klan, fundada por brancos em Nashville no ano de 1867.

Nenhum comentário:

Postar um comentário