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quinta-feira, 28 de abril de 2011

UM DOCE OLHAR

Premiado com o Urso de Ouro no último Festival de Berlim, o drama turco possui exotismo para ter conquistado o júri da mostra alemã, capitaneado pelo cineasta Werner Herzog. Belo, porém bastante singelo, é um filme que remete ao cinema iraniano, seja pelas paisagens isoladas do mapa, seja por ter uma criança como protagonista, seja por enfatizar as imagens e não as palavras. A trama é ambientada numa região montanhosa da Turquia e flagra a rotina diária de uma humilde família. Quase sempre vigiado pelo filho, um apicultor (Erdal Besikçioglu) sobe em frondosas árvores atrás de suas colmeias — é do mel que ele tira o sustento. Quando não está na companhia do pai, o fofo garotinho Yusuf (Alev Uçarer) vai à escola aprender a ler e a escrever. O registro funciona em frente dupla: trata-se de uma cinema poético, vagaroso e com pegada documental. Nada muito original ou diferente do que já foi feito antes.

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